A partir da Teoria das Idéias podemos elaborar toda
a filosofia platônica, sobre o interior, sobre a justiça etc. a Teoria das
Idéias constitui o eixo do desenvolvimento do pensamento platônico. Mesmo que
ao longo de sua vida a Teoria das Idéias tenha sofrido algumas modificações,
Platão jamais a abandonou. Nessas idéias estão contidos todos os problemas que são
tratados pelo pluralismo de Pitágoras, sobre a questão da ‘mobilidade’ ou do
‘devir’ em Heráclito, a questão do ‘ser estático’ em Parmênides. Platão
desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de
realidade: a sensível e a inteligível. O conhecimento sensível ocupa-se dos
objetos sensíveis que são para Platão imagens das idéias; o conhecimento
inteligível volta-se para os modelos dos objetos sensíveis, ou seja, as idéias.
Dentro do conhecimento sensível Platão considera dos níveis: o inferior e o
superior. No nível inferior encontram-se os fenômenos, as imagens refletidas.
Sobre este conhecimento só é possível fazer conjecturas. O nível superior é
composto pelos objetos fabricados pelo homem, os seres vivos e plantas. Este
segundo grau do sensível não é de saber definitivo, mas faz parte do domínio da
crença. Este conhecimento sensível representa o falso saber, simbolizado pelo conhecimento
que os prisioneiros da caverna possuem. É com o conhecimento inteligível que entramos
no domínio do saber. Neste tipo de conhecimento Platão considera também dois
níveis: o inferior e o superior. O grau inferior do conhecimento inteligível
corresponde ao conhecimento discursivo, cujos objetos são as hipóteses e formas
matemáticas. O grau superior do conhecimento inteligível é a intuição
intelectual, a qual tem por objeto os seres inteligíveis superiores, as idéias.
O filósofo grego Platão, acreditava que o mundo que conhecemos não é o verdadeiro.
Para ele, a realidade não estava no que podemos ver, tocar, ouvir, perceber. Na
filosofia de Platão existem dois mundos: o primeiro é aquele que podemos
perceber ao nosso redor, com os cinco sentidos. O outro é o mundo das idéias,
onde tudo é perfeito e imutável. Não podemos tocá-lo, ele não é concreto. Só o
pensamento pode nos levar até lá. Nossa vida para Platão, é como a dos
prisioneiros do mito, acorrentados no fundo da caverna. Vemos as coisas que
conhecemos como se fossem reais, mas não passam de sombras, ilusão. A verdade
está fora da caverna, no mundo das idéias, na luz. Ou seja, é preciso
desconfiar do que nossos olhos e ouvidos dizem. Devemos nos guiar pelo
pensamento e pela razão. Foi em tono dessa idéia que nasceu a filosofia, no fim
do século V antes de Cristo. Platão afirmava que o corpo era um túmulo que
aprisiona a alma. Um obstáculo ao pensamento, Platão acredita que para atingir
a verdade e o bem, você deve se libertar da sedução dos sentidos, tudo que
vemos e percebemos ao redor são cópias mal-feitas das idéias, que são perfeitas
e eternas, é como se a natureza e as pessoas fossem uma cópia de modelos que só
existem no mundo das idéias. O que Platão quer com isso é distinguir o verdadeiro
do falso, o semelhante do diferente, a essência da aparência.
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segunda-feira, 21 de maio de 2012
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3 comentários:
Platão descreve o mundo Inteligivel é o mundo das ideias, descrito no mito da caverna de Platao. ë resumidamente a idéia de que fazemos das coisas, o ideal.
Na Teoria das Ideias, o que há de permanente em um objecto é a Ideia, mais precisamente, a participação desse objecto na sua Ideia correspondente. E a mudança ocorre porque esse objecto não é uma Ideia , mas uma incompleta representação da Ideia desse objecto . O exemplo da árvore, o que faz com que ela seja ela mesma e seja uma árvore (e não outra coisa), a despeito de sua diferença daquilo que era quando mais jovem e de outras árvores de outras espécies (e mesmo das árvores da mesma espécie) é sua participação na Ideia de Árvore; e sua mudança deve-se ao fato de ser uma pálida representação da Ideia de Árvore.
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