sexta-feira, 11 de maio de 2012

Método “Pedagogizador” e a prática educacional voltada para intersubjetividade


Pedagogizar se resume a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não é relevante para as reais necessidades do aluno. Essa postura de educação está a serviço de uma sociedade mercadológica e tecnocrática. As propostas pedagógicas estão direcionadas a uma aplicação de técnicas a um sujeito, o aluno, tratado meramente como um objeto a ser conhecido e treinado para atender as exigências do mercado.  Esse modelo de educação tem sido pensado como um dos maiores desafios da contemporaneidade, e os seus críticos vem tentando superar esse estilo “pedagogizador” da educação.
Para inverter o modelo de educação  pautado pelo estilo “pedagogizador”, torna-se necessário fazermos propostas para um a educação  mais  consistente  e  comprometida  com  uma  efetiva emancipação do sujeito. Habermas propõe a Teoria da Ação Comunicativa que pode contribuir para um pensar crítico em favor de uma educação voltada para a formação do sujeito emancipado, sensível e ético. Suas ideias a respeito da linguagem, do conhecimento e da ética podem abrir novas perspectivas para a educação em termos de uma filosofia da educação.
A partir da Teoria da Ação Comunicativa, pode-se conceber o espaço da escola, como o lugar de exercitar a intersubjetividade entre aluno/professor/escola/família e comunidade, com o intuito de discutir os rumos da sociedade. A intersubjetividade segundo a proposta da Teoria da Ação Comunicativa permite a conciliação de teoria e a prática através de ações concretas.
Uma educação calcada na intersubjetividade é o mais apto para a construção de pessoas realmente esclarecidas, criativas e autônomas, tendo em vista a valorização social, política, econômica e ética de uma sociedade contemporânea.
Desta forma, a prática da intersubjetividade no campo da educação supera o modelo “pedagogizador” ao produzir indivíduos  mais livres, autônomos, capazes de avaliar seus atos e abertos à crítica. 

JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.

2 comentários:

Elizângela disse...

Pedagogização isto é, supõe uma direção pedagógica e a ciência a ser ensinada, significa submeter os conteúdos uma pratica pedagógica.

Diogo disse...

O proprio Paulo Freire faz grandes contribuições sobre o processo de pedagogizar, mostrando o que da certo nas praticas educativas e o que não é bom.

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