segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que você entende por Filosofia da Educação?


A filosofia talvez possa ser entendida como a descoberta de que educar é auto educar-se, ou seja, a necessidade de educar-se por meio da razão, o espanto de perguntar-se o que é a 14 natureza, o que é o ser, contudo, não se trata de qualquer diálogo, afinal, nem toda conversa é filosofia. Trata-se da educação que se faz no diálogo, na pergunta que abre a investigação, no caminho do argumento. Podemos ver a filosofia como uma aposta de que a vida pode ser mais bem vivida pela amizade que se dispõe ao diálogo filosófica, e não pela violência. A formulação do Artigo 36 da Lei nº 9394/96 favoreceu o entendimento da Filosofia e da Sociologia como um conhecimento transversal, conceito desenvolvido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que, assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM -, foi publicado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Nesse mesmo governo, também ocorreu, no ano de 2000, o veto ao projeto de lei que determinava a inclusão de filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias no ensino médio. Os PCNEM, que foram bastante discutidos, ao menos em parte das escolas do país, apresentam o ensino de filosofia estruturado por meio de competências e habilidades. Contudo, a aplicação da noção de competência à educação pode ser questionada de diversas formas.
Não obstante, a concepção de ensino de filosofia apresentada no documento tem o mérito de destacar capacidades importantes a serem trabalhadas com os estudantes, não se restringindo a uma mera reprodução de conteúdos. A filosofia deve ser considerada em sua situação específica na educação por voltar-se para jovens que não necessariamente irão se profissionalizar em filosofia, relacionar-se com outras disciplinas, conteúdos e valores na construção de um currículo voltado para a formação de todos os cidadãos. Sabemos que, em grande parte, a formação dos sujeitos e das subjetividades se dá sob forte influência da mídia, em especial da TV mas também de outros meios de comunicação. A prática do ensino de filosofia, na maioria dos casos, ainda está presa à discursividade, o que é cobrado dos alunos são habilidades cognitivas e linguísticas como se estas estivessem separadas do corpo, e não vinculadas a hábitos adquiridos. Estudar filosofia é também estuda problemas filosóficos, aprender a articular, conceitualmente, os pensamentos, articular as idéias de forma rigorosa e buscar fundamentos e a completude das explicações, das compreensões.
Aprender filosofia é um desafio, envolve a escuta de uma lição externa, por meio da qual pretendemos superar nosso senso comum. Há uma lógica própria da filosofia que se baseia na permanência da possibilidade de questionar, perguntar sobre o que são as coisas, o que é o real, permitir-se questionar o real, no sentido de buscar compreende-lo, e não apenas submeter-se a ele como a uma força cega.
Referência:
JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da
Educação.

2 comentários:

Elizângela disse...

A Filosofia da Educação cumpre um papel fundamental dentro da escola, enquanto detentora do processo educativo. A filosofia da educação propõe um movimento de auto-reflexão.

Diogo disse...

Filosofia é algo que não pode ser separado nem da vida cotidiana muito menos da educação e um processo que precisar esta presente no pensamento tanto do educador como educando para que haja mudanças de mentalidade.

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