A filosofia é ciência, conhecimento das coisas pelas causas, pelas razões. A filosofia é ciência pelas causas primeiras, transcende a experiência, para resolver o problema da vida. A filosofia é uma reflexão da razão humana, que parte do terreno firme da experiência para justificá-la. Hoje a Filosofia se constituir em ciência independente com técnicas e métodos próprios, produzindo conceitos e ideias.
Em se tratando de filosofia de vida, dizemos que resulta de um pensamento que se converte em prioridade na vida de algumas pessoas. Dizemos também que se refere ao modo de viver da pessoa, religiosidade, crenças. Como exemplo, podemos citar: os hippies tinham uma filosofia de vida: paz, amor, liberdade, naturismo, drogas, etc. O que todos nós fazemos é baseado em várias filosofias, ideologias, etc. Isso é a filosofia de vida.
skip to main |
skip to sidebar

3 comentários:
Eu acho que a historia do conhecimento tem provado que toda vez que a filosofia tentou alcançar algo fora dos limites da ciência ou ela queria realizar o impossível ou a ciência no fim, conseguia alcançar essa questão.
É Hernando a filosofia além de ser uma ciência se torna mecanismo de transformação ideologica.Isso acontece quando ao longo do tempo passamos a ter contato com outras culturas e assim,passa a conhecer ,questionar e construir outras concepções de vida através da já existente.
A filosofia é diferente da ciência e da matemática. Ao contrário da ciência, não assenta
em experimentações nem na observação, mas apenas no pensamento. E ao contrário da
matemática não tem métodos formais de prova.
A filosofia faz-se colocando questões, argumentando, ensaiando idéias e pensando em
argumentos possíveis contra elas, e procurando saber como funcionam realmente
os nossos conceitos.
Postar um comentário